A mudança da transformação



A cada dia a história se modifica, o mundo evolui e as pessoas passam por mudanças e transformações. Mas, afinal, qual é a diferença entre essas duas palavras que muitas vezes são utilizadas como sinônimos?


Embora similares, elas se contrapõem em seus significados. O palestrante Eloy de Souza que afirma que “toda transformação gera uma mudança mas nem toda mudança gera uma transformação”, ou seja, a mudança refere-se a uma readaptação frente as situações corriqueiras que vivenciamos dia após dia. Percebemos a mudança quando nos sentimos mais eficientes e realizados frente aos novos resultados alcançados. Nesse processo, as experiências passadas servem de modelo para melhorar ou recondicionar novas atitudes.


Já a transformação é algo novo e reflete em nosso futuro. Aquilo que não serve mais fica no passado e novos comportamentos são incorporados para atender atuais demandas. Transformar é reinventar, é estabelecer o novo visando o futuro, independente do passado.


Vamos exemplificar as diferenças: uma corporação pode integrar aos seus benefícios um programa de participação de resultados (PPR) para seus colaboradores, podendo assim gerar transformações no nível de comprometimento, interesse e motivação das pessoas. Porém, caso este novo atrativo não seja bem divulgado, compreendido e incorporado pela organização como um todo, a sua tendência é de ser apenas uma mudança, sem resultar em transformações efetivas.


Na vida pessoal isso não é diferente! Se alguém deseja transformar sua vida, necessariamente passará por mudanças. Dependendo do que se quer alterar haverá muitas fases de mutações que levarão a pessoa a atingir sua meta principal – a transformação maior. A mudança por si só não é fácil, muito menos prazerosa para alguns. Persistência, foco e determinação são as chaves para o alcance do macro objetivo, pois sem estes alicerces muitos desistem ainda nos primeiros estágios, impedindo assim que provem o gosto da transformação.


Você também vai gostar de ler:

O trabalho na sua essência

Brasil sem rumo

Você é líder de si mesmo, sabia?


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags

© 2016 by agenciaplanob.com