O norte da empresa

Atentos aos anseios pessoais e ao ambiente social dentro da organização, são os RH’s que procuram inserir programas de qualidade de vida no trabalho, sempre pensando no bem-estar da empresa. São eles também que organizam ações de formação, dando assim um norte para a empresa e funcionários.


Entre diversas funções, são os Recursos Humanos responsáveis pelas requisições de recrutamento e seleção; integração; análise e descrição de funções; avaliação de desempenho; remunerações e incentivos; higiene e segurança no trabalho; comunicação dos funcionários, entre outros. Porém, há empresas que não possuem um RH, ou mesmo que possua, nem sempre ele está bem organizado e estruturado. Essas situações foram identificadas em uma empresa de Caxias do Sul, a Arke, que até 2013 não contava com o setor de Recursos Humanos para atender cerca de 160 funcionários.


Por isso, no final daquele ano os gestores da empresa procuraram a A3P, para que pudessem implantar um RH na Arke, e assim suprir todas as necessidades do setor, que até então tratava-se apenas de um departamento pessoal. Com o acompanhamento da profissional Letícia Vargas, durante o ano de 2014, estruturou-se os setores de segurança do trabalho, departamento pessoal e recepção, todos representados inicialmente por uma pessoa, além de dois funcionários responsáveis pela higienização. Assim, o setor que se quer existia, hoje conta com cinco colaboradores. “A empresa estava crescendo a cada dia e não podíamos mais deixar como estava, assim apareceu a necessidade de estruturação e fomos em busca”, declarou Denise Lorenz, do Recursos Humanos da Arke.

Durante o trabalho desenvolvido pela A3P foram implementados procedimentos que não existiam na empresa e realizados treinamentos de todos os coordenadores do setor de RH. Além disso, os coordenadores passaram pelo processo de Coaching para aumento de performance profissional. Todos os passos tiveram acompanhamento, avaliação e orientação de Letícia. “A A3P foi fundamental pelo conhecimento da Letícia Vargas, que possui anos de experiência e visão exterior, além do fato da Arke não ter nada de RH. A Letícia trouxe ideias de como proceder, o conhecimento e capacitação de todos do setores. Foi por meio da A3P que o RH nasceu, cresceu e está em pleno funcionamento,” afirma Denise.


Segundo Denise, na prática nota-se que após a implementação do RH melhorou a organização e a comunicação com os funcionários. Como por exemplo, organizou-se as fichas de registros, as requisições de recrutamento e seleção, o banco de currículos, a folha de pagamento, a segurança do trabalho e os demais documentos burocráticos. Também foram criados benefícios para os funcionários, como comemorações de aniversários e jornal interno.


Porém, uma das principais diferenças após a implantação do RH são os números de turnover e absenteísmo, que diminuíram consideravelmente. A rotatividade da empresa passou de 7,9 em 2013, para 3,72 em 2015. Já os números de faltas e atestados passaram de 6,9 para 4,08 no mesmo período. “A assessoria da A3P foi fundamental. Se não fosse isso, provavelmente não estaríamos nem na metade do processo, ou seja, além de tudo ela ajudou a acelerar a implementação”, comparou Denise.


Mesmo após a implementação do RH, a A3P continua acompanhamento a empresa. Assim é possível fortalecer os pilares. “Não podemos dizer que caminhamos sozinhos ainda, porém, hoje recorremos a Letícia quando há dúvidas e inseguranças. Quando temos novas ideias verificamos a opinião dela antes de agir. Além disso, recorremos à ela sobre questões relacionadas com os funcionários, pela experiência dela como psicóloga. Mas, de forma geral, o RH tem mais autonomia dentro da empresa e isso devemos a A3P”, finalizou Denise.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags

© 2016 by agenciaplanob.com