SOMOS INSPIRADOS POR EXEMPLOS


O processo de desenvolvimento humano, proporciona ao indivíduo a construção de uma “bagagem de vida”, onde as mais distintas experiências são registradas, armazenadas e modificadas, conforme a identificação que o sujeito vai estabelecendo com o mundo que o cerca. As primeiras impressões inscritas nessa “bagagem” são realizada através da interação com os membros da família, onde o aprendizado se dá pela imitação dos comportamentos.

Ao longo do tempo essa imitação se estende a qualquer modelo que a pessoa possa ter na sua convivência social, inclusive nas relações profissionais. Sendo o líder uma figura de autoridade na organização, assim como os pais na família, torna-se fundamental que ele se perceba como um exemplo a ser seguido.

Não adianta apenas falar o que se quer, o líder precisa mostrar a sua equipe como agir, por meio de atitudes e iniciativas positivas. O que vem ao encontro com o pensamento de Joe Namath, jogador de futebol americano das décadas de 1960 e 1970, “para ser um líder, você tem que fazer as pessoas quererem te seguir, e ninguém quer seguir alguém que não sabe onde está indo”.

Um líder exemplar não é aquele que domina todas as técnicas, métodos e processos de trabalho, e sim aquele que apresenta autoconhecimento, autocontrole e inteligência emocional apurados e consegue utilizar essas competências como ferramentas para uma gestão eficaz.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags

© 2016 by agenciaplanob.com